Brusque: Capital Nacional da Longevidade

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A Prefeitura de Brusque lançou o programa “Brusque: Capital Nacional da Longevidade”. A iniciativa prevê a oferta de atividades físicas para todas as idades e a primeira etapa da ação será realizada de 20 de janeiro a 28 de fevereiro, tendo como objetivo abrir espaço para a prática de hábitos saudáveis e aumento na qualidade de vida.

A proposta desenvolvida pela Prefeitura de Brusque, em parceria com entidades do município, oferece caminhadas orientadas por profissionais, aulas de ginástica, aulas de dança, bicicletada, rapel, muro de escalada, yoga na praça e um passeio ciclístico. A campanha recebeu o nome após o anúncio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) que colocou Brusque como a primeira cidade brasileira em expectativa de vida. Os dados foram divulgados pelo Atlas Brasil em 2013.

Todas as atividades da iniciativa serão gratuitas à comunidade. A programação completa dos eventos pode ser conferida na relação abaixo.

Programação - 20 de janeiro a 28 de fevereiro.

1. CAMINHADAS ORIENTADAS
LOCAL: Concentração e dispersão na Beira Rio, em frente à Arena Brusque, com roteiro passando pela Avenida Arno Carlos Gracher.
HORÁRIO: 07h às 08h30 (2 turmas) – 19h às 20h30 (2 turmas); de segunda a sexta-feira.
DURAÇÃO: 45 minutos
SERVIÇOS: Aquecimento e alongamento orientado por profissional na saída e no retorno; dicas de alimentação saudável; mesa com alimentos (frutas); água; medição de batimentos cardíacos e de pressão arterial; orientação e animação de profissional na caminhada.

2. AULAS DE GINÁSTICA
LOCAL: Beira Rio (palco)
HORÁRIO: 07h às 08h30 (3 turmas) – 19h às 20h30 (3 turmas); segundas, quartas e sextas-feiras.
DURAÇÃO: 30 minutos
SERVIÇOS: Aquecimento, aula orientada e alongamento.

3. AULAS DE DANÇA
LOCAL: Beira Rio (palco)
HORÁRIO: 19h às 20h30 (3 turmas), terças e quintas-feiras.
DURAÇÃO: 30 minutos
SERVIÇOS: Aquecimento, aula orientada e alongamento.

4. BICLICLETADA
LOCAL: Roteiro nas ciclofaixas
HORÁRIO: 19h às 20h durante a semana, e das 08h às 10h no sábado, sendo a periodicidade semanal, revezando entre noite e fim de semana.
DURAÇÃO: 60 minutos
SERVIÇOS: Aquecimento e alongamento orientado por profissional na saída e no retorno; mesa com alimentos (frutas) e água.

5. RAPEL
LOCAL: Parque Zoobotânico
HORÁRIO: 14h às 17h sábados e domingos.
SERVIÇOS: Atividade orientada por profissional

6. MURO DE ESCALADA
LOCAL: Parque Zoobotânico
HORÁRIO: 14h às 17h sábados e domingos.
SERVIÇOS: Atividade orientada por profissional

7. YOGA NA PRAÇA
LOCAL: Praça Sesquicentenário
HORÁRIO: 17h às 18h domingos.
SERVIÇOS: Orientação de profissional

8. PASSEIO CICLÍSTICO
Passeio Ciclístico a ser realizado no fim da programação de verão.